4 Dias em Roma: Meu roteiro na Cidade Eterna.
- chefmariandrade
- há 8 horas
- 9 min de leitura
Pensa em uma cidade que mistura muita história, cultura, beleza e sabores? Cada lugar tem algo surpreendete, desde a arquitetura até as roupas penduradas pelas vielas, algo beeem italiano. Sem falar que, para mim, é um dos melhores lugares do mundo para comer, qualquer massa e Aperol são uma delicia.
Quando decidi fazer o roteiro, analisei muito os pontos turísticos e restaurantes que tínhamos que ir, então separei as melhores dicas e roteiro para vocês!! Espero que gostem 😊

Day 1
Piazza Venezia e o Monumento de Vittorio Emanuelle II
Basílica de Santa Maria de Aracoeli
Piazza del Campidoglio
Fórum Romano
Coliseu
The Two Sizes
Chegamos no aeroporto mais distante da cidade (Aeroporto Ciampino), já que partimos daqui da Polônia e viajamos de low cost. O aeroporto fica aproximadamente 40 minutos/1h de trem e foi super fácil pegar o transporte até o hotel. Assim que saímos do avião, encontramos as máquinas para comprar o ticket.
Depois de fazer o check in no nosso hotel em Roma, fomos almoçar no Luciano Cucina Italiana, pois já era tarde (conto mais dele aqui) e, em seguida, começamos o nosso roteiro na Piazza Venezia.

Assim que chegamos lá vimos, que estava em obra, mas mesmo assim ela é linda e grandiosa. A praça fica localizada entre as quatro avenidas mais famosas da cidade, a Via del Plebiscito, Via del Corso, Via Quattro Novembre e a Via dei Fori Imperiali, logo é muito movimentada por turistas e moradores durante o ano inteiro. Dela conseguimos ver o Monumento de Vittorio Emanuelle II.
O monumento de Vittorio Emanuelle é em honra a Vítor Emanuel II, primeiro rei da Itália unificada no século XIX. O monumento foi inaugurado em 1911, mas terminado em 1935. Feito de puro mármore branco, a estrutura tem 135m de largura e 81m de altura. Na base do monumento, existe o museu da Unificação Italiana e o acesso a um elevador panorâmico, permitindo aos visitantes acessar o terraço e ter uma visão 360° de Roma. Nós não subimos, mas você encontra aqui os ingressos para fazer essa visita.
De lá, partimos para a Piazza del Campidoglio, mas como eu não sou muito boa com o Google Maps, subimos um monte e achamos uma igreja LINDA.

A Basílica de Santa Maria de Aracoeli, que fica localizada no Monte Capitolino. A igreja guarda relíquias importantes, sem falar que é muito detalhada, o teto é todo dourado com desenhos e mosaicos, composta com pinturas e uma iluminação incrível, tornando-a ainda mais bonita.
Saindo da igreja, pegamos o caminho correto e chegamos na Piazza del Campidoglio, que foi projetada por Michelangelo, orientando-a em direção à Basílica de São Pedro e, hoje, é uma das principais atrações turísticas da cidade, porque ali se encontram os Museus Capitolinos, Palazzo Senatorio e o Palazzo Nuovo, onde fica a escultura original da Loba Capitolina, que amamentou Rômulo e Remo, segundo a lenda (conto mais dela aqui). A escultura que vemos na coluna é apenas uma cópia da original.

Caminhando cerca de 5 minutos, chegamos ao famoso Fórum Romano, que, durante o Império Romano, era a parte da cidade onde acontecia a vida pública e religiosa. Após a queda do Império, a área do Fórum ficou abandonada por muito tempo e ficou subterrânea. A existência e a localização do Fórum já eram conhecidas no século XVI, mas a área só ressurgiu com as escavações do século XX. Infelizmente, não conseguimos comprar os ingressos, pois estavam caríssimos (porque deixamos para comprar em cima da hora), mas você consegue comprar aqui. Caso você passeie por lá, não deixe de ir na Via Sacra (que era a principal estrada da Roma antiga e ligava a Piazza del Campidoglio ao Coliseu), o Arco de Tito, Arco de Severo Septímio, Templo de Antonino e Faustina, Basílica de Maxêncio e Constantino, Cúria Iulia e Coluna de Focas.
E claro que, por último, fechamos nosso dia visitando o símbolo de Roma: o famoso Coliseu!! Pensa em uma construção imponente que tem quase 2.000 anos de história? Sério, é imponente, é surreal de lindo!! Ele foi construído para entreter mais de 50.000 pessoas, que assistiam aos seus espetáculos favoritos (e sangrentos), como exibições de animais exóticos, execuções de prisioneiros, martírios, encenações de cenas de batalha e lutas de gladiadores. O Coliseu foi vítima de saques, terremotos e até bombardeios durante a Segunda Guerra, e hoje você pode conhecer e andar por essas paredes que viveram tantas histórias e permanece a tantos anos. É visitado por 6 milhões de turistas todos os anos e, em 2007, o Coliseu foi escolhido como uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.


Do Coliseu, sentamos em um restaurante com a vista espetacular do monumento, pedimos um Aperol e uma Pizza. Afinal, tínhamos que parar para contemplar a beleza dessa cidade!! E seguindo para o Hotel, paramos no Two Sizes que é a confeitaria de Tiramissu mais famoso para se experimentar essa famosa sobremesa italiana (deixei mais detalhes aqui sobre as comidas).
Day 2
Piazza Navona
Piazza del Popolo
Jardins de Villa Borghese
Piazza Di Spagna
Fontana di Trevi
Chiesa di Sant'Ignazio di Loyola
Panteão
No segundo dia nosso primeiro ponto visitado foi a Piazza Navona, que era super pertinho do nosso hotel. Infelizmente pegamos, ela TODA FECHADA, a cidade estava em obra em vários pontos, pois 2025 é ano de Jubileu da Igreja Católica e a cidade está se preparando para receber muitos turistas. Bem, a Piazza Navona está localizada no coração do centro histórico, não muito longe do Panteão, ela é uma das praças mais bonitas e famosas de Roma, por isso precisarei voltar hahahaha Nela fica a Fontana dei Quattro Fiumi, a Fontana del Nettuno, a Fontana del Moro e a Embaixada do Brasil na Itália.

De lá, seguimos para a Piazza del Popolo, que constituía a entrada à cidade nos tempos do Império Romano. Hoje, acontecem muitos eventos da cidade e você encontra um Obelisco Flaminio com 24 metros de altura, a Igreja de Maria em Monte Santo e Igreja de Santa Maria dos Milagres, além da Basílica de Santa Maria do Povo. Essa praça ficou mais famosa quando estrelou a gravação de cenas de “Anjos e Demônios”, filme baseado na obra homônima de Dan Brown.
Subindo as escadarias próxima à Piazza del Popolo, temos os Jardins de Villa Borghese. Os jardins oferecem uma vista linda da cidade, além de um pouco de calma e descanso, o que é muito bem-vindo, depois de andar pelas ruas movimentadas e atrações turísticas lotadas. Nós caminhamos pelas ruas e sentamos à beira de um lago cercado de estátuas e muitas fontes, além de admirar várias flores e plantas do jardim. Também foi possível observar os italianos com suas rotinas na Cidade Eterna.

Já com fome, aproveitamos para ir ao Hard Rock Café para almoçar e comprar nosso copo de Roma para nossa coleção (pra quem não sabe, nós fazemos coleção de copos de shot do Hard Rock pelo mundo ahahhahaha).

Então partimos para a Piazza di Spagna. Nossa!! eu acho que foi a mais cheia da cidade. Estava meio impossível andar e fazer fotos. Acredito que seja pela bela vista que temos de lá!! Ela tem uma escadaria linda que leva à igreja Trinità dei Monti (é a escadaria que aparece na séria Emily in Paris). Nós não ficamos muito tempo na praça porque estava meio que entupida, então fomos para igreja que é uma preciosidade!!
E caminhando 10 minutos, chegamos à famosa Fontana di Trevi. Confesso que não sei como está hoje a visitação, pois ouvi boatos de que iam passar a cobrar. Pois bem, quando nós fomos, estava aberta e bem cheia. Não posso negar que é uma das coisas mais lindas que já vi na minha vida. Acho que as estátuas, com a água azul clara, o clima e o sol tornam-a tão LINDA. Bem, nela, você poderá admirar as estátuas representando uma alegoria do mar, com Netuno em sua carruagem no centro.

E como diz a tradição, você deve jogar 2 moedas na fonte: uma para fazer um desejo e outra para ter certeza de voltar à Roma. Com certeza eu já fiz!! E eu acredito que funciona sim, tá?! Pois em 2014, eu estive com minha família em Roma e joguei, e agora eu voltei em 2024, então eu não deixaria de fazer ahahahahaha

Antes de chegar ao Panteão, passamos pela Chiesa di Sant'Ignazio di Loyola, que foi uma igreja que um amigo nosso recomendou antes de irmos. E realmente vale à pena!! É uma igreja em estilo barroco, feita em 1626 e é simplesmente linda!!
Enfim, chegamos ao Panteão. Lotadíssimo e com filas enormes, se você quiser evitar, compre aqui o seu ingresso, que foi exatamente onde compramos o nosso. Bem, ele é a construção mais bem preservada da Roma Antiga. Foi construído pelo Imperador Adriano e dedicado a todas as divindades da mitologia. No interior, tem uma imensa cúpula e o óculo (que é a abertura na cúpula), que faz o local ter uma iluminação única. No Panteão, você também pode ver os túmulos de Rafael (o famoso artista) e Victor Emmanuel II, o primeiro rei da Itália.


Após saírmos do Panteão, nós aproveitamos para jantar por ali e dar mais uma passadinha na Fontana di Treve para pegar um click dela à noite, que também é surreal de LINDA.
Day 3
Campo di Fiore
Gianicolo
Trastevere
Basílica de Santa Maria in Trastevere
Via del Corso

Começamos nosso terceiro dia na Cidade Eterna, passando pelo Campo di Fiore, que antigamente era um campo de flores e no qual hoje funciona uma feira com artesano italiano. Eu amei, como uma apaixonada pela gastronomia, nada do que um passeio pelas vielas da feira de rua em Roma. Eu saí experimentando tudo, tomei sei lá quantos Limoncello (que eu não gosto), comi muita truffa e claro que saí com uma sacolinha para trazer para casa hahahaha
De lá seguimos a caminho do Gianicolo, que é o ponto mais alto da cidade. Além de uma vista linda de toda a cidade, o que eu achei fantástico é que, ao meio dia, disparam o canhão para indicar o horário, e isso é feito desde 1847. Por ordem do Papa Pio IX, o disparo é executado por oficiais do exército italiano e, com exceção dos períodos em que ocorreram as duas guerras mundiais, tem sido executado todos os dias.

Para o almoço, selecionei o restaurante com MAIS AVALIAÇÕES DO GOOGLE para experimentarmos, aqui eu falo mais sobre o Tonarello. Após o almoço delicioso, fomos andar pelo bairro de Trastevere, o meu preferido em Roma. Pensa naquele lugar que vemos nos filmes românticos, bem fofos e italianos, com ruas apertadas e as roupas penduradas no varal ?! É esse bairro! Cada passo, um click, uma recordação!
Passamos pela Basílica de Santa Maria em Trastevere, que é impressionante!! Além de ter sido fundada em 220 e ser uma das mais antigas de Roma, os mosaicos dourados na fachada e seu interior com desenhos religiosos decoram a igreja, mas o que mais me chamou a atenção foi o teto e a cúpula, com seus mosaicos dourados.
Como nesse dia estávamos mais tranquilos, decidimos passear pela Via del Corso, entramos em algumas lojas como Zara, Kiko Milano, Apple, H&M e muito mais. E fechamos nosso roteiro comendo no MELHOR RESTAURANTE de Roma - Osteria da Fortunata - Falei mais dele aqui.
Day 4
Vaticano
Praça de São Pedro
Basílica de São Pedro
Como o Vaticano é bem grande, decidimos dedicar um dia inteiro do nosso roteiro a ele. Começamos comprando nosso ticket com a Get Your Guide sem fila, com antecedência (mas nem tanta), por isso pagamos meio caro. Eu vacilei e troquei a ordem, então presta atenção na dica: comece visitando a Basílica de São Pedro e depois faça a visita aos Museus do Vaticano.

Como eu vacilei, peguei a visita aos Museus para as 10hrs (achando que tava arrasando), então entramos no Vaticano, fizemos todo o passeio e no final íamos para a Basílica, mas o que fica lotado mesmo é a Basílica, que nós não conseguimos entrar, porque é de graça e fica uma fila ENORME, vocês não fazem ideia.
Sobre os Museus do Vaticano e a Capela Sistina, foram construções feitas a pedido do papa Sisto VI, que dá o nome à famosa Capela. E dentro dos Museus, existem 4 caminhos que levam à Capela Cistina, todos eles passando pelos maiores coleções de artes do mundo, com cerca de 70 mil obras. É realmente grandioso e lindo demais, é muita cultura naquele lugar incrível.
A famosa Capela Cistina demorou 4 anos para ser totalmente pintada, e tudo foi feito a mão né?! Já aviso que não é permitido tirar foto e vá preparado para ser empurrado por uns turistas mal educados 🤡 É muita gente num espaço relativamente pequeno... Nós preferimos sentar na lateral para analisar a pintura e encontrar os detalhes. A obra foi feita por Michelangelo e você encontra a representação da criação de Adão e Eva, a queda do homem, a história de Noé e o dilúvio e muito mais.
Andamos pela linda Praça de São Pedro e, como comentei sobre a Basílica de São Pedro, não foi dessa vez que visitamos, assim como a ponte e o Castelo de Sant'Angelo, que estavam fechadas para a reformas.

Bem, esse foi o nosso roteiro em Roma. E eu posso te falar, Roma me conquistou de um jeito difícil de explicar. Eu estou apaixonada, a imponência do Coliseu, a beleza da Fontana di Trevi, a importância do Vaticano, as massas perfeitas a cada garfada e os brindes com Aperol são sem igual!! Eu vivi momentos que vão ficar pra sempre comigo nessa cidade vibrante, alegre e que sabe receber bem seus turistas. Posso te falar que morando na Polônia, poucos países me fazem me fez sentir em casa. Sem dúvida, voltarei muitas vezes!!
Arrivederci, Roma… mas só por enquanto!!
E ai gostou de Roma? Espero que eu tenha te ajudado. Se você quiser me acompanhar por ai, é só me seguir aqui no Instagram e se inscrever no meu canal do Youtube.
Xoxo, Mari Andade.
Comments